Ho’oponopono – Limpeza Profunda do Coração

Ho’oponopono é um sistema de cura havaiano que significa “corrigir um erro”. Segundo essa visão, temos 5% da nossa mente consciente, 65% inconsciente e 30% superconsciente.

As 4 fases de purificação do Ho'oponopono

As 4 fases de purificação do Ho’oponopono

O inconsciente é quem controla os nossos pensamentos e sentimentos, uma vez que armazena memórias da nossa infância e de um passado mais distante. O Ho’oponopono consegue atuar no nosso inconsciente, que é o campo mais profundo e mais difícil de ser acessado, limpando e transmutando as memórias que lá existem e que são a causa dos nossos problemas.

Por exemplo, você possui uma determinada forma de agir que te desagrada, mas quando menos espera, repete esse mesmo comportamento e não tem nenhum controle sobre ele. Você poderá “corrigir esse defeito” com a prática do Ho’oponopono e sem precisar entender suas causas e motivos. Mesmo assim, existe a possibilidade de se ter alguma compreensão profunda (inspiração) sobre o assunto.

Ao praticar o Ho’oponopono, realiza-se um processo de limpeza e purificação dessas memórias no seu inconsciente. Você, assim, consegue neutralizar uma emoção desagradável associada à determinada pessoa, lugar ou situação. O processo finaliza com a transformação dessa emoção em compaixão.

Conheci o Ho’oponopono em 2008. Em 2009 participei de um seminário com Al McAllister no Rio de Janeiro/RJ e outro em São Paulo/SP com a argentina Mabel Katz. Em 2012 fiz o curso com o espanhol John Curtin, que por sua vez, assim como Mabel Katz, aprendeu com o próprio Dr. Hew Len, principal divulgador do Ho’oponopono no mundo.

Desde 2011 ministro Workshop de Ho’oponopono. Não se trata de uma formação, mas de um momento para as pessoas sentirem e compreenderem o Ho’oponopono, através de vivências e meditações dinâmicas.